Como se preparar fisicamente para um concurso

1 de julho de 2015 by Anderson | Filed under concursos.

Teste físico em concursosA maioria das pessoas que se preparam para algum concurso público se preocupam com apenas uma coisa: estudar muito todas as matérias para saber responder as questões sobre todos os assuntos nas provas no dia do concurso, porém dependendo do concurso apenas isto não é necessário para passar, em alguns concursos públicos como da polícia rodoviária, guarda municipal ou pm é necessário passar no exame físico também.

É aí que o bicho pega para muita gente, muitos são super estudiosos e dedicados e passariam em qualquer tipo de prova teórica sem dificuldade alguma, porém são fracos fisicamente e por isto apesar de passar na prova teórica vem o pesadelo acontecer ao reprovar no teste físico.

Eu mesmo tenho um conhecido que é um estudande mega dedicado e super inteligente, consegue passar em qualquer concurso que faz porém até hoje não realizou seu grande sonho de passar no concurso para delegado porque sempre reprova nos testes físicos.

Mas o que fazer, como passar nestes testes, principalmente se a pessoa for muito sedentária? Não se preocupe que não é tão complicado ou difícil como alguns imaginam, você não precisa ser um cara bombado ou rato de academia para passar nos testes destes concursos, mesmo porque as avaliações em quase todos são bem parecidas, então o que você precisa é conseguir se sair bem nos exercícios da prova física, ou seja, basta treinar só estes exercícios e você certamente vai conseguir passar.

E quais são estes exercícios? Em quase todos eles são os mesmos, alguns exercícios de força e outros de condicionamento como:

– Conseguir dar entre 8 a 10 tiros de 100m a 200m ( corrida rápida )

– Conseguir fazer entre 10 a 12 levantamentos na barra.

– Conseguir pular parado ( sem pegar pique )uma distância entre 1,5m a 2m.

Além destes em alguns testes pode ser exigido correr X kilometros em menos de X tempo…

exercício na barra

Basicamente os testes então se resumem em corridas e alguns poucos exercícios de força ou agilidade e são nestes que você deve focar.

Se 3 meses antes do teste físico você começar a praticar a corrida de resistência + corrida de explosão ( para tiros ) e fizer os exercícios de força em uma praça ao ar livre mesmo ( quase todas possuem barras para isso ), você certamente vai conseguir atingir o que é necessário para passar nestes testes e finalmente realizar o sonho de passar neste tipo de concurso.

DICA: No começo tudo é muito difícil, provavelmente você conseguirá dar somente 1 a 2 tiros no primeiro dia, bem como não conseguirá correr mais de 10 minutos no treino de resistência e no caso da barra é bem provável que não consiga fazer nem duas na primeira vez, mas é assim mesmo, você não deve desanimar, faça o máximo que conseguir e volte no outro dia, depois da primeira semana vai ver que já vai estar começando a aumentar o número de exercícios e se dando melhor na corrida, dai é só perseverar até chegar no nível necessário.


Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *