Como fazer uma criação de codornas

15 de abril de 2019 by Anderson | Filed under negocios.

Se você deseja iniciar uma criação de codornas, alguns aspectos devem ser vistos com bastante atenção. A criação de codornas tem motivado bastante os criadores de aves pois é considerado um negócio de baixo investimento e retorno a curto prazo.

Antes de começar, procure ver todas as necessidades como local, estrutura, alimentação, matrizes, colocação do produto etc.

Vejamos uma ideia geral de providencias que terão que ser tomadas para obter sucesso na sua criação de codornas. Estas são noções básicas de criação, busque experiência de pessoas que já estão no negócio e podem lhe fornecer dicas valiosas.

  • Local

O local depende da quantidade inicial de aves que você pretende investir. Vamos projetar um local para 2 mil aves.

Você vai precisa ter um espaço amplo, como um galpão (de preferência de alvenaria), de no mínimo dezesseis metros quadrados. O ideal é um sítio, uma fazenda ou um ambiente espaçoso.

Este galpão deve ter boa circulação de ar para manter temperatura ambiente adequada (em torno de 20 graus), para que não haja prejuízos na eficiência da fertilização das codornas.

O ambiente deve ser protegido do sol, chuva, ventos fortes e predadores. As telhas podem ser metalizadas (tipo zinco) ou de amianto, que são as preferidas dos criadores, pelo seu custo mais baixo e facilidade de manuseio.

  • Estrutura

As codornas precisam ser acomodadas em gaiolas (existem no mercado especificas para elas), geralmente com um metro de altura por trinta centímetros de largura (1m X 30 cm), que vão acomodar até 15 aves (fêmeas).

As codornas colocam seus ovos no chão, por isso as gaiolas devem estar forradas com grande quantidade de palha para a proteção dos ovos.

Você vai precisar de bebedouros e comedouros, que geralmente acompanham as gaiolas.

Depois de organizar o local e a estrutura, você vai adquirir as matrizes para iniciar o seu negócio. De acordo com a sua opção, se você vai criar para corte (abate), para postura ou os dois, serão os passos seguintes.

De acordo com a sua opção de criação, será a escolha da ração. A escolha da ração é muito importante e deve respeitar a necessidade de cada fase da ave.

Além de local, estrutura e ração adequada, você vai precisar de tempo e dedicação porque as suas codornas vão necessitar de limpeza, água e comida diariamente.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como fazer uma criação de codornas!

Saiba Mais:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *